Lugares–São Sebastião–SP

São Sebastião é um município do estado de São Paulo, localizado na microrregião de Caraguatatuba.

O Que Fazer em São Sebastião – Onde Fica, Como ir, Roteiros e Hotel!

É a cidade mais antiga do litoral norte. Antes da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada por índios Tupinambás e Tupiniquins, sendo a serra de Boiçucanga uma divisa natural das terras das tribos.

A ocupação portuguesa ocorre com o início da História do Brasil, após a divisão do território em Capitanias Hereditárias. Em 1608, aproximadamente, João de Abreu e Diogo de Unhate alegando "estarem na Capitania há muitas décadas, serem casados, terem filhos e terem ajudado às suas custas, nas guerras contra franceses, ingleses e índios inimigos" obtiveram sesmaria em São Sebastião sendo eles os sesmeiros que iniciaram a povoação com agricultura, pesca e alguns engenhos de madeira de cana-de-açúcar sendo, pois, os responsáveis pelo desenvolvimento econômico e a caracterização como núcleo habitacional e político. Isto possibilitou a elevação do povoado à categoria de vila em 16 de março de 1636 e a emancipação político-administrativa (elevação à categoria de cidade) em 20 de abril de 1875.

Até hoje, a cidade ainda carece de sistemas de saneamento básico em alguns bairros. Em novembro de 2010, menos da metade do esgoto produzido na cidade recebia tratamento adequado. Contudo, após um projeto do governo do estado de São Paulo chamado "Onda Limpa", a porcentagem de casas com esgoto subiu para 94%, em janeiro de 2012.

Além disso, a moradia irregular se tornou outro problema grave, pois muitas casas são construídas em áreas de Mata Atlântica que, além de serem protegidas, são sujeitas a deslizamentos de terra.

Outro problema atual é a subida do nível do mar, que pode afetar diversas praias e prédios localizados na costa da cidade.

Ilhas

Duas das ilhas de São Sebastião vistas da BR-101. As Ilhas estão no meio, e a Ilha das Couves pode ser vista à direita, atrás das Ilhas.

Há algumas ilhas espalhadas pelo litoral da cidade, todas resultantes de atividades vulcânicas. A maior e mais famosa é a Ilha de São Sebastião, na qual está localizada a cidade de Ilhabela.

Ilha bela

Pesquisas arqueológicas realizadas desde o final da década de 1990 mostram que pelo menos quatro das ilhas do arquipélago de Ilhabela foram habitadas muito antes da chegada dos europeus ao Brasil. Isso foi possível graças à descoberta de sítios arqueológicos pré-coloniais denominados "concheiros", "abrigos sob rocha" e "aldeias indígenas". Os "concheiros" permitiram aos arqueólogos concluírem que os primeiros habitantes do arquipélago foram os chamados "homens pescadores-coletores do litoral", indígenas que não dominavam a agricultura e nem a produção de cerâmica, sobrevivendo apenas do que encontravam na natureza, especialmente animais marinhos. Não existe ainda a datação de nenhum desses "concheiros". Também foi encontrada na Ilha de São Sebastião grande quantidade de cerâmica indígena da tradição Itararé, possivelmente produzida por indígenas do tronco linguístico macro-jê. Não há, até o momento, nenhuma evidência arqueológica de que tenha existido no arquipélago alguma aldeia do tronco linguístico tupi.

História de Ilhabela - Bem-vindo ao Portal Oficial de Ilhabela

Em 20 de janeiro de 1502 a primeira expedição exploradora enviada ao Brasil pelos portugueses, comandada pelo navegador português Gonçalo Coelho e trazendo a bordo o cosmógrafo italiano Américo Vespúcio, encontrou uma grande ilha que, segundo o aventureiro alemão Hans Staden, era chamada pelos tupis de Maembipe ("lugar de troca de mercadorias e resgate de prisioneiros"). Essa ilha, assim como fora feito em outros acidentes geográficos importantes, foi batizada pelos membros da expedição com o nome do santo do dia, São Sebastião. Também se diz que era chamada pelos indígenas por Ciribaí (lugar tranquilo).

História de Ilhabela - Bem-vindo ao Portal Oficial de Ilhabela

No começo do século XIX, quando a Ilha de São Sebastião contava com cerca de três mil habitantes e seu principal povoado chamava-se Capela de Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso.

Nessa época foi iniciado um movimento por emancipação da Ilha de São Sebastião da Vila de São Sebastião, liderado pelo capitão Julião de Moura Negrão, pelo Alferes José Garcia Veiga e pelo senhor de engenho Carlos Gomes Pereira. Sensibilizado, o capitão-general (cargo equivalente, nos dias de hoje, ao de governador) António José da Franca e Horta baixou, em 3 de setembro de 1805 a portaria elevando a antiga Capela de Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso à condição de Vila. Por indicação do próprio Franca e Horta, a nova vila seria denominada Vila Bela da Princesa, em homenagem à Princesa da Beira, a Infanta Dona Maria Teresa Francisca, filha mais velha de D. João VI e D. Carlota Joaquina, irmã de D. Pedro I. Vila Bela da Princesa foi oficialmente instalada à 23 de janeiro de 1806.

Em 21 de maio de 1934, o governo paulista realizou, em meio a grave crise econômica pela qual atravessava o país, uma reestruturação na divisão territorial do Estado, quando extinguiu 18 pequenos municípios, entre eles o de Vila Bela da Princesa (cujo nome já havia mudado para Vila Bela), que voltou a integrar o território da Vila de São Sebastião. A extinção do município foi revogada em 5 de dezembro de 1934. Por imposição do governo de Getúlio Vargas que baixou o decreto federal nº 2140, o nome de Vila Bela mudou, a partir de 1 de janeiro de 1939, para Formosa. Inconformados, os moradores iniciaram um movimento popular contra o novo nome até que, em 30 de novembro de 1944, o governo estadual baixou o decreto nº 14334, mudando o nome do município, a partir de 1 de janeiro de 1945, para Ilhabela.

Mapas de Ilhabela - SP | MapasBlog

Conselho, se forem ficar em algum Airbnb, evitem ficar próximo da mata nativa do local, geralmente é muito úmido perto delas e nada seca (roupa, cabelo, chão, banheiro e etc…), isso causa principalmente problemas com mofo em tudo que você levar, mochilas, travesseiros, roupas e etc.. foi muita loucura. Fora isso é muito lindo e agradável de se visitar.

Fechamento – Dezembro 2020

Enfim chegou o final de 2020, para mim foi um ano de muitas mudanças da vida em geral. Não foi um ano ótimo, pois nos vimos uma crise nunca vista se instalar em meio de uma pandemia, mas foi um ano para agradecer por tudo, pois tudo é aprendizado. Perdemos muitas pessoas . Eu só tenho a agradecer por tudo e por todos da minha família estarem bem e com saúde!

Para mim, foi bom estar em casa e trabalhar de casa, além de reformar alguns cômodos que com a rotina de ficar mais em casa acabaram incomodando a patroa e a mim. Com a quarentena eu me obriguei a ler novos livros, ver novos filmes e series.

2020 foi um ano cheio de desafios e adaptações para todos e principalmente no meu trabalho, foi extremamente desafiador e estressante, tinha dias que achava que realmente não sei se eu gostaria de trabalhar mais naquele ambiente.

Acabei concluindo minha segunda especialização em biotecnologia e decidindo realizar mais uma em “data science”, afinal quem não gosta de verificar, compilar e modelar dados.

 

Vou começar a estudar alemão , pois a empresa que eu trabalho hoje e o mercado de biotecnologia está bem concentrado na Alemanha, quem sabe um dia não vou morar lá.

Vamos aos números:

image

Balanços seguindo a meta planejada

imageimage

Alterei um pouco a carteira de FIIs e de ações, já está atualizado nas vacas leiteiras

image

Enfim, farei alguns posts como blogueiro mesmo no site, a fim de diversão de minha pessoa, ou seja, teremos algo além das minhas finanças.

Obrigado a todos e que venha 2021.

Trilha sonora

Poema

⁠”O sonho é a motivação para melhorar sua vida financeira.”

Darla Lopes

Fire Force - Enen no Shouboutai: Tudo sobre o anime! - GlobalGeek