Recentemente a Moneytimes lançou uma reportagem sobre as 20 empresas que mais pagam dividendos aos acionistas.
A fonte dos dados é da renomada economatica.com (fonte: https://www.moneytimes.com.br/veja-as-20-empresas-que-mais-pagam-dividendos-aos-acionistas/).
Achei interessante postar no blog só para mostrar que existem candidatos a estudo sempre, e que em comparação com a carteira atual do Sr. KPIDIV apontam na direção correta para meu perfil, a dos proventos.
Vamos aos dados que interessam :
Os dados foram obtidos na seguinte metodologia:
“O dividend yield foi calculado em cada ano no dia 27 de julho, com janela de 12 meses, entre 2010 e 2020. A Economia considerou somente ações ativas ou inativas que tenham distribuído dividendo ou JCP aos acionistas em pelo menos um período.
Para o cálculo da mediana, a Economatica considerou somente ativos que tenham distribuído o perfil de proventos de cada categoria.” Fonte Economatica.
Até aqui nada de surpresas no ranking, mas vamos aguardar e avaliar novamente como algumas empresas foram impactadas devido ao novo normal do Covid-19. Acredito que muitas delas não mantenham o mesmo ritmo de proventos (a máxima vale aqui: retorno passado não quer dizer retorno futuro).
Mas fico satisfeito com o ranking e ver que a maior parte das vacas leiteiras que uso estão dentro desta seleção de maiores pagadoras de dividendos.
Caso tenha interesse em ver quais empresas invisto atualmente você pode acessar o link abaixo: