Olá Pessoal!
Vamos falar um pouco do risco corona x economia, tenho percebido que a cada dia que passa é introduzido um novo estudo dos impactos que o vírus vai causar tanto na economia quanto na sociedade mundial.
Mas a realidade que eu pude perceber que estamos falando basicamente em um balanço entre:
Numero de vidas x Economia.
Pra ser mais pratico e claro, é como se a sociedade estivesse calculando e mensurando qual é o numero “ótimo/ideal” de mortos por COVID-19 que seria aceitável para cada p.p. (ponto percentual) de melhora na atividade econômica. Grupos de whatsapp, facebook, políticos, empresários fazendo frente a um lado da moeda para chegar a alguma conclusão, mas que muitas vezes é improdutiva.
Um lado pleiteia a condição de sem “lockdown”, ou seja, todos estão expostos ao vírus e que a economia não deve pagar por isso. No outro, o fechamento total, que o colapso econômico é necessário para salvar o máximo de vidas possível, e se não for realizado, seremos a nova Itália. (Falta de renda e desemprego são apenas consequências do sistema atual.)
Quando olhamos para os eventos do passado, como a gripe espanhola em 1918. O impacto de não fazer nada e só assistir, assim como realizar o lockdown depois que tudo já desmoronou é muito pior em termos econômicos.
Fontes:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1997248/ ;
https://www.bbc.com/future/article/20200302-coronavirus-what-can-we-learn-from-the-spanish-flu
Mas então, quais politicas devemos adotar para evitar o colapso econômico sem aumentar os números de óbitos?
Usar a tecnologia em nosso favor.
Ou seja, identificar pessoas com sintomas e principalmente as assintomáticas de maneira rápida e ágil, isola-las para evitar a contaminação seja disseminada.
- Priorizar testes em pessoas que não é possível realizar home-office, (médicos, motoristas e etc…)
- Priorizar os testes em setores que mais estão sofrendo com o surto do Corona.
- Separar regiões onde os casos já estão controlados, como Ponta Grossa no Paraná.
Usar e desenvolver a indústria com o proposito de aumentar os equipamentos contra o corona. Empresas como Ambev, L’Oreal estão produzindo álcool em gel e diversos produtos para combater o vírus.
Me assustei com o desenvolvemos diversos produtos em menos de uma semana, desde novos tipos de álcool em gel e até spray de álcool.
É um avanço muito grande em comparação a 1918, hoje entendemos também como o vírus pode ser transmitido, o que em 1918 era mais difícil fazer as pessoas entenderem, divulgar e se conscientizar.
No entanto caso as políticas de quarentena seletiva não sejam aplicadas com esses componentes, especialmente sem testes em grande escala, elas parecem ser fadadas a falharem e vão levar a uma nova aceleração da curva, como vimos no Reino Unido, Espanha e outros, e um provável aumento no número de mortes.
Não sou um economista, nem especialista em mercado global, mas me incomoda o fato das pessoas quererem ser de extrema direita (sem lockdown) e extrema esquerda (full lockdown) quando o tema é tão complexo quanto a doença. Achar o meio termo é difícil, afinal o meio termo quer dizer quantas pessoas estamos dispostos a aceitar a morrer para que a economia viva… Pense nisso antes de espalhar seu evangelho do que fazer.
E você, O que você acha que deveria ser feito? Até quando podemos sustentar um lockdown?
Até a próxima !
Trilha sonora
Poema
Dinheiro perdido, nada perdido;
Saúde perdida, muito perdido;
Caráter perdido, tudo perdido.
Provérbio Chinês
Nenhum comentário:
Postar um comentário