Vacas Leiteiras – ENBR3 – ENERGIAS DO BRASIL

Até meados da década de 90, o setor elétrico era constituído, predominantemente, de empresas estatais que atuavam tanto nas atividades de geração quanto de transmissão e distribuição de energia elétrica. Nesse período, os recursos para construção de usinas, linhas de transmissão e os sistemas de distribuição eram provenientes de financiamentos públicos, o que gerava escassez de investimentos no setor elétrico.

Ações ENBR3 EDP Energias do Brasil - Análise XP Investimentos

O aumento da demanda por energia decorrente do forte crescimento econômico impôs a necessidade de mudar o modelo até então adotado.

O governo federal iniciou uma reforma no setor. Adotou regras que permitiram a participação da iniciativa privada no segmento de geração de energia elétrica e iniciou o processo de competição na comercialização de energia com a criação da figura do consumidor livre. Em 1993, foi extinta a equalização tarifária e foram criados os contratos de suprimento entre geradores e distribuidores, que abriram o caminho para a desestatização.

A reestruturação e a privatização do setor elétrico tiveram início no primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-1998), por meio da lei das concessões (nº 8.987/95). Essa reestruturação alterou o perfil das empresas de energia elétrica, dividindo-as de acordo com os segmentos de atuação: geração, transmissão e distribuição.  Cada um deles tem enquadramento regulatório específico.

Nesse modelo, houve a necessidade de criação de um órgão regulador, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); um operador para o sistema elétrico nacional, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e um ambiente para a realização das transações de compra e venda de energia elétrica, o Mercado Atacadista de Energia Elétrica (MAE), atual Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

No inicio dos anos 2000, como consequência da insuficiência de investimentos, do aumento da demanda e do desequilíbrio dos reservatórios, o setor elétrico sofreu uma grave crise de abastecimento que obrigou o País a adotar programas emergenciais de racionamento nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.  Este fato culminou na adoção de alterações regulatórias com o objetivo principal de garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica, o equilíbrio entre oferta e demanda, a modicidade tarifária e a inserção social. A necessidade de mudanças estruturais identificadas com a crise foi sanada por meio da implantação do Novo Modelo Elétrico Brasileiro, introduzido a partir de 2004.

A EDP Energias do Brasil, subsidiária da EDP Energias de Portugal, constitui a holding de um grupo de empresas com portfólio diversificado que gera, distribui e comercializa energia elétrica em grande parte do mercado brasileiro.

Tendo em vista as necessidades crescentes de utilização de energia no Brasil e também levando em conta a preocupação com o meio ambiente e os impactos decorrentes da obtenção de energia, a EDP Energias de Portugal tem promovido no Brasil, com sucesso, a construção de grandes aproveitamentos hidroelétricos, comprometendo-se sempre em produzir energia.

A EDP Energias de Portugal iniciou seus investimentos no Brasil através da participação minoritária na Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro em 1996. Posteriormente, foi adquirida uma fatia de 25% da Usina Hidrelétrica Lajeado, localizada no Rio Tocantins, inserindo o grupo no segmento de geração. Com a incorporação da Espírito Santo Distribuição de Energia e da Empresa Bandeirante de Energia, atualmente denominadas EDP Espírito Santo e EDP São Paulo, a multinacional portuguesa constituiu a EDP Brasil para atuar como holding detentora dos ativos no país. Em 2001, foram obtidas concessões para a construção das usinas Peixe Angical, localizada no Rio Tocantins, e Couto Magalhães, localizada no Rio Araguaia. Quatro anos depois, a companhia abriu capital em oferta pública de ações no Novo Mercado da B3, em operação de quase R$ 1,2 bilhão. Neste período, a denominação social foi alterada de EDP Brasil para EDP Energias do Brasil. Após a capitalização, os principais investimentos foram em geração termelétrica, pequenas centrais hidrelétricas e parques eólicos. Nos últimos anos, a companhia venceu leilões para concessão de serviços de transmissão de energia elétrica, incluindo linhas e subestações nos estados do Maranhão, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em contrapartida, foram vendidas participações detidas na EDP Pequenas Centrais Hidrelétricas, composta por sete usinas hidrelétricas, na Santa Fé Energia e na Costa Rica Energética. As transações ocorreram entre setembro e dezembro de 2018, rendendo aproximadamente R$ 644,3 milhões.

O parque gerador brasileiro é predominante hidrelétrico, apesar do considerável aumento da participação das usinas térmicas e energia proveniente de fontes renováveis.

O Brasil tem o terceiro maior potencial hidroelétrico do mundo, com cerca de 248 GW, sendo que o aproveitamento deste potencial é de aproximadamente 43%. Segundo o Plano Decenal de Expansão aprovado em 2017 pelo MME, a capacidade de geração instalada do País deverá aumentar para 212,5 GW até 2026, dos quais 110,5 GW (52%) corresponderão à geração hidrelétrica, 23,3 GW (10,9%) à geração termelétrica, 3,4 GW (1,6%) à geração nuclear, 63 GW (29,7%) à outras fontes renováveis e 12,2 GW (5,7%) à alternativa de indicativa de ponta (pode contemplar termelétricas ciclo aberto, usinas reversíveis, motorização adicional de hidrelétricas, baterias ou gerenciamento da demanda). (Fonte: EPE - Plano decenal 2017-2026).

O consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 463,948 GWh no ano 2017, sendo que do total desse consumo, 58,1% foi consumido pela Região Sudeste/Centro-Oeste. O consumo da Classe Industrial totalizou 165,883 GWh, que corresponde a 35,8% do total da energia elétrica consumida, aumento de 1,3% em relação ao ano anterior. O consumo da Classe Residencial totalizou 133.904 GWh, 28,9% do total, e consumo per capita 157 kWh/mês.

imageimage

Vantagens

Estrutura integrada: a companhia conta com diversificação no setor de atuação, com ativos em geração, transmissão e distribuição, permitindo captura de sinergias operacionais e mitigação de riscos inerentes às atividades. Em geração, a expertise do grupo controlador é um fator chave para aproveitar oportunidades em novos projetos e formar parcerias estratégicas. Além de operar com fontes hídricas, aumentou recentemente sua presença em energia térmica, fonte alternativa em momentos de alto risco hidrológico. Outra questão importante é a maior proporção de receita projetada em transmissão, considerado um segmento menos volátil. Na parte de distribuição, vale ressaltar o histórico de investimentos em expansão, melhoria da rede e combate a perdas.

Situação financeira: a alavancagem financeira está bem abaixo da média do setor, sustentada pelo crescimento na geração de caixa e disciplina na alocação de capital. Embora a necessidades de investimento para os próximos anos seja maior, com o desenvolvimento de ativos de transmissão e atualização da rede de distribuição, acreditamos que a estrutura de capital se mantenha equilibrada devido a maior previsibilidade dos resultados e diversificação dos ativos operacionais. Além disso, a empresa tem acesso a várias fontes de crédito, dentro e fora do Brasil, uma vez que a controladora atua de forma global.

Eficiência operacional: os custos gerenciáveis apresentam certa estabilidade nos últimos anos, permitindo ganhos de eficiência e expansão de margens. Após o lançamento do planejamento orçamentário em 2015, a empresa buscou simplificar as estruturas societárias, reorganizou os processos operacionais e racionalizou cargos e níveis hierárquicos. Esse tipo de inciativa contribuiu com a modificação na cultura organizacional, permitindo maior comprometimento dos colaboradores com o nível de produtividade. Destaque para o aumento de processos robotizados, incluindo em alguns casos inteligência artificial, redução de perdas comerciais, instalação de centro de serviços partilhados e definição de focos estratégicos.

Diversificação: atua nas três áreas do setor elétrico (geração, transmissão e distribuição).

Desvantagens

Mudança em subsídios: algumas controladas possuem benefícios fiscais, incluindo diferimento e isenção, e mudanças na legislação estadual onde os projetos estão localizados podem afetar as estimativas financeiras e acarretar desembolsos não previstos. Vale ressaltar que incentivos federais da região da Sudam e Sudene e de investimento em infraestrutura possuem maior segurança jurídica.

Condições hidrológicas: em geração hidrelétrica, o risco está associado à redução dos reservatórios em períodos de seca. Com fluxo excessivamente baixo, os geradores comprometidos com contratos terão que incorrer em custos adicionais para adquirir energia no mercado à vista para honrar suas obrigações. Em distribuição de energia, um programa de racionamento poderia diminuir o volume distribuído a consumidores finais, afetando a receita.

Regulação do setor: A Aneel pode extinguir concessões antes do vencimento se for de interesse público ou se não forem observadas suas disposições, impossibilitando o retorno total do investimento. Além disso, as tarifas cobradas por venda de energia a consumidores cativos são determinadas pelo órgão regulador, que possui poder discricionário para estabelecer os valores. Mudanças na metodologia utilizada para calcular preços de energia no mercado livre também podem trazer incertezas para o setor.

Fonte: PROJETOS DE INVESTIMENTO HIDROELÉTRICOS DA EDP NO BRASIL.

https://edp.infoinvest.com.br/ptb

https://pt.wikipedia.org/wiki/EDP_Brasil

Vacas Leiteiras – PETR4 – Petrobras

Ficheiro:Logo petrobras.gif – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Petrobrás (Petróleo Brasileiro S/A) é uma petrolífera brasileira, sua atividade principal é a exploração e produção de petróleo, além de refinamento, comercialização e transporte de petróleo e gás natural.

Constituída como sociedade anônima de capital aberto e negociada na B3 sob os códigos “PETR3” e “PETR4”.

A maior parte da área de exploração de petróleo da Petrobrás está em campos marítimos. Entre esses campos marítimos estão os campos do Pré-sal, os quais demandam alta tecnologia para conseguir atingir o nível de profundidade necessário para realizar a extração dessas áreas.

Além da atividade principal, a Petrobrás também trabalha na produção de biocombustíveis, indústria petroquímica e de fertilizantes, além da geração de energia elétrica. Em geral, as atividades secundárias são operadas por subsidiárias.

História da Petrobrás

A Petrobrás foi fundada por Getúlio Vargas em 1952. A fundação da Petrobras se deu no período pós Segunda Guerra Mundial,momento onde era intenso o debate sobre a soberania nacional do país, bem como sobre o papel estratégico da exploração de petróleo para a economia brasileira.

A Petrobras foi 100% estatal desde a sua fundação até meados da década de 1990, quando entrou no Plano de Desestatização iniciado pelo então presidente Fernando Collor e aprofundado pelos seus sucessores, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Após esse período, o controle da Petrobras permaneceu sob o controle da União, através da posse de pouco mais de 50% das ações da companhia.

A Petrobras deteve o monopólio da produção de petróleo no Brasil desde a sua fundação até o ano de 1997. Contudo, mesmo após a abertura do mercado para outras petrolíferas, ela continuou sendo a maior produtora no Brasil e uma das maiores do mundo.

No ano de 2005, a Petrobras alcançou pela primeira vez a camada do pré-sal. A capacidade de explorar áreas tão profundas em bacias marítimas tornou a Petrobrás uma referência mundial nesse tipo de exploração.

Em relação à negociação na bolsa de valores, a Petrobrás têm suas ações negociadas na Bovespa desde 1968. Além disso, ela também é negociada na NYSE, principal bolsa dos Estados Unidos e do mundo.

Principais produtos e serviços comercializados pela Petrobras

A atividade principal da Petrobrás é a exploração e produção de petróleo. Além disso, a companhia também realiza o refino, comercialização e distribuição tanto de petróleo quanto de gás natural.

A partir de suas subsidiárias, a Petrobrás também opera outros produtos e serviços como biocombustíveis, hidrocarbonetos e energia elétrica. Além disso, a companhia também realiza uma série de pesquisas para produção de energia renovável.

Características das ações da Petrobrás

As ações da Petrobrás possuem as seguintes características:

  • Segmento de Listagem: Nível 2
  • Tag along: 80% PN e 100% ON
  • Segmento de Atuação: Exploração. Refino e Distribuição

A Petrobrás é a maior petrolífera no Brasil e uma das maiores do mundo, e por isso pode ser uma opção de exposição ao setor de petróleo e energia.

Vantagens

Posição de mercado: os campos operados pela Petrobras correspondem a mais de 90% do petróleo e gás natural produzido anualmente no Brasil. As áreas são grandes e estão muito próximas, possibilitando menor investimento em infraestrutura e redução de custos com exploração e desenvolvimento. Os direitos para exploração são das modalidades de regime de concessão, cessão onerosa e partilha de produção. Em 2019, o volume diário médio de barris de óleo atingiu 2,172 milhões, sendo que, aproximadamente, 60% foi representado por campos do pré-sal. Além de explorar e produzir, a empresa opera várias refinarias.

Setor regulamentado: de acordo com o marco regulatório do setor de petróleo e gás natural, a Petrobras tem o direito de preferência para operar os campos do pré-sal, com participação mínima de 30%. Em 2010, foi celebrado com o governo federal o contrato de cessão onerosa, dando o direito de produzir até 5 bilhões de barris de óleo em áreas do pré-sal. Vale ressaltar que após atualização realizada em 2016, a Petrobras deixou de ser operadora única de áreas estratégicas, mas, de uma forma geral, continuou protegida pela legislação contra possíveis concorrentes.

Escala das operações: a empresa apresenta grande vantagem no que diz respeito a ganhos de escala. Os negócios são altamente integrados, com destaque para o equilíbrio entre a produção nas Bacias de Campos e de Santos e a localização do parque de refino. Aproximadamente 60% da capacidade instalada está localizada na região Sudeste do país, sendo que o total ofertado nessa região é suficiente para cobrir toda a demanda das regiões Sul e Sudeste. Com essas características, é possível otimizar o emprego da infraestrutura e alcançar maior eficiência dos fatores produtivos.

Desvantagens

Segurança e meio-ambiente: as atividades de produção, exploração e refino estão expostas a riscos relacionados a derramamento de óleo, incêndios e explosões. Qualquer desses eventos pode acarretar paralização das operações, prejuízos à reputação da empresa, processos judiciais, dificuldades para obtenção de licenças e aumento de despesas com manutenção e reparação. Importante observar que nos últimos anos vem ocorrendo a interferência de terceiros em dutos para desvio de óleo, gás e derivados, aumentando a probabilidade de acidentes.

Alavancagem financeira: desde o início do processo de reestruturação foi possível observar uma forte redução na alavancagem financeira da companhia. Porém, a manutenção das métricas de crédito depende de preços mais atrativos no mercado internacional e a continuidade na execução de desinvestimentos. Nesse último caso, podem surgir resistências em meio a disputas políticas.

Interferência política: uma vez que é controlada pelo poder público, a Petrobras possui um histórico de interferência nas suas atividades. Destaque para casos de corrupção envolvendo contratos superfaturados, alterações na política de preços, greves promovidas por sindicatos ligados a partidos políticos e fraude nos planos de pensão. Caso assuma um governo populista no futuro, as interferências podem aumentar.

Alta dependência e exposição à volatilidade dos preços do petróleo mundial.

Histórico de grandes problemas de governança (corrupção).

Receita de Vendas de Derivativos no Mercado Interno

Fontes:

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Petrobras
  2. https://www.investidorpetrobras.com.br/
  3. https://petrobras.com.br/pt/
  4. https://www.sunoresearch.com.br/
  5. https://capitalizo.com.br/

Reserva de emergência – Nunca foi tão importante ter uma

Olá pessoal!

Why an Emergency Savings Fund is so Important | Profit Point EU

Nesse novo cenário de crise que estamos vivendo, por conta da pandemia da COVID-19,  a “reserva de emergência” se torna cada vez mais importante.

O que é a reserva em si? A reserva de emergência consiste em um valor que você deve ter guardado ou aplicado em um investimento de baixo risco e fácil liquidez, para eventualmente resgatar a qualquer momento.

As situações são diversas e temos aqui alguns exemplos como:

  • Despesas inesperadas (estoque de comida ou papel higiênico kkk).
  • Ser mandado embora ou transição de emprego (quarentena).
  • Afastamento por problemas de saúde ou cirurgias (ser hospitalizado ou sofrer um acidente).

Com uma reserva de emergência é possível passar pelas crises de uma forma mais tranquila, sem apelar para empréstimos ou dividas. A reserva dá a segurança de que mesmo em tempos de vacas magras, você tenha um dinheiro para lhe amparar.

Sendo assim, para qualquer outra crise financeira pessoal ou mundial, é importante que você tenha sua reserva de emergência. Lembre-se que a reserva foi feita para cobrir gastos adicionais sem a necessidade de liquidar ações ou outros títulos que podem estar desvalorizados no momento.

Aconselho que antes de começar a investir em renda variável você já tenha a sua reserva de emergência.

Não confunda a reserva de oportunidade com reserva de emergência, a reserva de oportunidade serve para investir em ações ou outras aplicações em momentos favoráveis. É um dinheiro que fica em renda fixa (CDB de liquides diária), mas que, quando as condições forem atrativas, será destinado à algum investimento de interesse mais vantajoso.

Certo, mas qual é o valor que eu devo ter em minha reserva?

Depende de vários fatores, mas uma das estratégias mais utilizadas é o de:

  • Tenha o equivalente a 6 a 12 vezes o seu custo mensal em uma aplicação de alta segurança e alta liquides. 

Então, se você gasta em média R$ 2 mil por mês, o ideal é que a sua reserva de emergência seja algo em torno de R$ 12 mil a 24 mil. Este valor de 6 a 12 vezes o seu gasto mensal tende a ser o suficiente para lhe amparar em momentos difíceis.

Mas, então, por que essa faixa de reserva? A faixa de reserva pode variar para mais meses caso a sua estabilidade profissional seja menor. Vamos a dois exemplos abaixo:

Pessoas que possuem maior estabilidade e previsibilidade, como os funcionários públicos, em média 6 meses de reserva já é o suficiente. Exemplo: Custo mensal de 3 mil reais, reserva de 18 mil reais.

Por conta da renda ser incerta como no caso dos freelancers e autônomos é interessante que você tenha uma reserva maior, em torno de 12 vezes o seu custo mensal. Exemplo: Custo mensal de 2 mil reais, reserva de 12 meses de 24 mil reais.

E onde podemos deixar o suado dinheirinho para render algo e garantir principalmente a segurança com alta liquides?

Tesouro Selic

Este é um título público de renda fixa emitido pelo governo. Ele consiste em emprestar seu dinheiro para o financiamento de áreas como, saúde, educação e infraestrutura. O retorno é uma taxa de rentabilidade, que no caso é a própria taxa Selic anualizada. 
Nos patamares atuais, em que a taxa Selic meta está em 3,75% ao ano.A única taxa deste título, além do imposto de renda, é a taxa de custódia cobrada pelo Tesouro Direto, de 0,25% ao ano.

CDB – 100% CDI Banco Inter

CDB com liquidez diária é uma boa alternativa para o fundo de emergência. Como ele é emitido pelos bancos, é possível encontrar taxas de rentabilidade próximas ou maiores que o CDI. Atualmente o banco Inter possui um CDB com liquidez diária e fácil de ser resgatado. Outro ponto positivo do CDB é a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para valores de até R$ 250 mil. A diferença é que aqui você não terá que pagar taxa de custódia.

NuConta

Se você possui uma conta no Nubank, esta instituição disponibiliza a NuConta, uma aplicação automática que também irá render 100% do CDI. Vantagem que não é necessário ficar aplicando o dinheiro para fazer render, só deixar na conta.

Fundos DI 

Temos também os fundos de investimento de renda fixa de baixo risco. Esses fundos acompanham o retorno da taxa Selic e do CDI.

Atenção!

O importante é que as taxas cobradas pelos fundos sejam baixas, para não prejudicar a rentabilidade do titulo.

Atualmente existem dois fundos queridinhos do mercado, no qual não existe cobrança da taxa de administração.

  • Btg Pactual Digital Tesouro Selic Simples - Disponível na plataforma da BTG
  • Órama DI FIRF Simples Longo Prazo -  Disponível na plataforma da Órama

Ambos têm resgate diário, ou seja, é possível obter os recursos no mesmo dia da solicitação do resgate.

E você? Investe sua reserva em qual desses títulos  ? ou faz como algumas pessoas e colocam em FII’s, ouro ou até WEGE3.

Até a próxima!

Trilha sonora

Poema

“Não me peçam razões, que não as tenho,
Ou darei quantas queiram: bem sabemos
Que razões são palavras, todas nascem
Da mansa hipocrisia que aprendemos.

Não me peçam razões por que se entenda
A força de maré que me enche o peito,
Este estar mal no mundo e nesta lei:
Não fiz a lei e o mundo não aceito.

Não me peçam razões, ou que as desculpe,
Deste modo de amar e destruir:
Quando a noite é de mais é que amanhece
A cor de primavera que há-de vir.”

Jose Saramango

The ONE Thing Every Adult Needs Before Anything Else!

Famosos do mercado financeiro – Thiago Nigro

Quem é Thiago Nigro e porquê ele?

Se você está começando a estudar sobre investimentos e mercado financeiro, talvez já tenha começado como eu o Thiago Nigro ou mais conhecido como Primo Rico, seu projeto no Youtube é voltado a ensinar milhares de pessoas sobre educação financeira e investimentos.

Contato - O Primo Rico

Thiago Nigro é um educador financeiro que se destacou por criar conteúdo simples e claro para os brasileiros que queiram investir com segurança.

Nasceu na cidade de São Paulo, em 7/11/1990, Thiago Lolkus Nigro formou-se em RI (relações internacionais) pela ESPM e é sócio proprietário da empresa “O Primo Rico”.

Uma das primeiras histórias do primo rico é que no seu aniversário de 18 anos, recebeu R$ 5 mil como presente de seus pais e decidiu investir a quantia na bolsa de valores. Ele acabou perdendo todo o dinheiro após uma semana, devido à estratégias agressivas das quais tentou investir, como ele fala foi de uma forma gananciosa e sem qualquer educação financeira.

Essas experiências fizeram com que Thiago Nigro mergulhasse de cabeça sobre os estudos da área financeira, tanto na análise técnica quanto na fundamentalista para tomada de decisões. Ele queria entender muito bem todos os motivos pelos quais seus primeiros contatos com o mundo dos investimentos foi tão terrível.

Obteve um total de cinco certificações profissionais na área em apenas um ano:

· Educar Master (BM&FBOVESPA);

· CPA – 20 (ANBIMA);

· Operador no Mercado de Ações (ANCORD);

· Agente Autônomo de Investimentos (ANCORD);

· Treinamento Mega Bolsa (BM&FBOVESPA).

Fonte: https://www.sunoresearch.com.br/tudo-sobre/thiago-nigro/

Essas certificações tornam tão capacitado quanto muitas das pessoas atuantes no campo das finanças.
Com todas as certificações Thiago procurou uma maneira de obter experiência pratica, iniciou uma busca por oportunidades profissionais no mercado financeiro, inicialmente sem muito sucesso. Foi recusado em diversos bancos e precisou trabalhar em vários lugares que não tinham relação com a área. Para alcançar seu sonho ele conta que chegou a trabalhar durante algum tempo como garçom do restaurante Outback.

Eventualmente, encontrou uma vaga de assessor de investimentos, onde não concedia nenhum direito trabalhista, nem mesmo a garantia de um salário fixo, a remuneração estava atrelada 100% aos lucros obtidos.

Essa foi a grande oportunidade para que Thiago Nigro entrasse no mercado financeiro. A experiência lhe rendeu o conhecimento prático necessário para que finalmente abrisse seu próprio escritório, com foco na assessoria de investimentos, a M. Nigro Investimentos, em 2015.

No meio-tempo, Thiago Nigro sempre geriu o dinheiro da família e de amigos.

Thiago era sócio proprietário do escritório, a M. Nigro Investimentos e reuniu uma equipe grande de 55 pessoas, totalizando aproximadamente 5 mil clientes e R$ 2 bilhões de patrimônio.

Conseguiu alcançar a tão sonhada independência financeira aos 26 anos, no começo de 2017, no mesmo ano vendeu uma porção do seu negócio por R$ 1 milhão.

Um dos fatores que influenciou o Thiago a virar o primo rico foi episodio de um dos seus clientes que faleceu por conta de um câncer e, por isso, não pôde alcançar seu patrimônio dos sonhos, pelo qual batalhou por toda a vida.

Esse acontecimento incitou Thiago Nigro a criar O Primo Rico, um projeto com o objetivo de ajudar o maior número de pessoas a atingir a prosperidade da melhor forma possível e no menor tempo possível.

Fonte: https://oprimorico.com.br/quem-somos/

Após a venda da sua parte no escritório, Thiago vive de seus investimentos e dedica seu tempo para o projeto O Primo Rico, ancorado ao canal de Youtube, com podcast primocast, famosas lives em seu Instagram, cursos de finanças online (do mil ao milhão), coautorias em livros e palestras com treinamentos presenciais.

Thiago Nigro tem 3.44 milhões de inscritos em seu canal, a partir dele ele desenvolve temas e assuntos para alcançar milhares de pessoas interessadas em conhecer mais sobre o mercado financeiro em geral.

O canal é útil especialmente para novos investidores como eu, e me forneceu as lições mais básicas, como educação financeira, a conteúdos mais técnicos e específicos, como análise de ações e investimentos específicos, chegando a cobrir até mesmo questões mais filosóficas e de estratégia.

Em novembro de 2018, O Primo Rico lançou seu primeiro livro, Do mil ao milhão: sem cortar o cafezinho, do qual eu já fiz uma resenha aqui no blog. https://www.kpidiv.com/2020/04/resenha-do-mil-ao-milhao-sem-cortar-o.html

Recentemente o Thiago inaugurou o Desafio Do Mil ao Milhão, onde o desafio consiste em realizar uma série de lives em seu Instagram sempre às 5 horas da manhã, durante 21 dias. Nas lives o Thiago entrevista bilionários, fornece ensinamentos, insights, dicas e estratégias para quem quer alcançar o sucesso financeiro e pessoal.

A jogada é de que nenhuma das lives fica gravada, então o público precisa acordar bem cedo para acompanhar. Como o Thiago diz, os seguidores precisam “pagar o preço” para serem bem sucedidos.

Por conta destes projetos e outras ações do Primo Rico mostram que ele não esconde seu sonho de ser o maior provedor de educação financeira do país, por conta disso ele espera ajudar a todos que precisam desse conhecimento.

Segundo os ensinamentos do primo rico, todos têm o potencial de alcançar a liberdade financeira, mas, mesmo assim, sempre ressalta que o esforço e o comprometimento próprios são fundamentais para realizar as mudanças profundas que se deseja alcançar, ou seja, o mindset é essencial para desenvolver uma vida financeira saudável.

Recentemente a empresa o Primo Rico, acabou se tornando uma holding de educação controlada por Thiago Nigro, e em fevereiro de 2020 adquiriu pela quantia de 1 milhão de reais, parte dos direitos do canal “Jovens de Negócios”, controlado por Breno Perrucho.

Thiago sempre divulga em suas lives as chamadas leis ou mindsets, podemos ver algumas delas abaixo:

1. Dinheiro nunca é um fim. É um meio.

2. Nunca perca dinheiro.

3. Cuidado com ganância, medo e impaciência.

4. Pague-se primeiro. Não espere sobrar dinheiro para investir.

5. O dinheiro não é a raiz de todo mal.

6. Se você não tem dinheiro, não use.

7. Plante agora para colher amanhã.

8. Comece agora.

9. Foque nos aportes, pense no longo prazo e tenha disciplina.

10. Ganhar dinheiro não é olhar bola de cristal.

11. Economizar só no cafezinho não vai te deixar rico.

12. Compre ativos. Nunca compre passivos.

Atualmente em seu canal no Youtube um quadro tem chamado a atenção, o  “Rumo ao bilhão”, onde mostra publicamente a evolução de seus investimentos no mercado financeiro, “skin in the game”, com uma nova roupagem do quadro “Rumo ao Milhão”. Atualmente a sua carteira pública de investimentos já passa os R$ 7 milhões.

Estou fazendo esse post porque admiro muito o Thiago Nigro, foi um dos precursores da minha caminhada financeira. Creio que todos deveriam ter aulas de educação financeira na grade escolar no Brasil, assim como direito e cidadania.

Por hoje é isso e fica aqui uma homenagem a esta grande pessoa que tem ajudado a mais Brasileiros.

Fontes: idiomus O Primo Rico, InfoMoney, InfoMoney, SunoResearch.

Trilha sonora

Poema

“Todos os seres humanos tem desejos extraordinários.
Há momentos em que você se rejubila com as coisas, outros em que elas o entristecem.
Os altos e baixos fazem parte da vida de cada um.
O mais importante nessa existência é fazer algo que seja benéfico para os demais.É preciso verdadeiramente ter uma atitude altruísta: isso é o que dá sentido a vida.”

Dalai Lama

Richie Rich Dollar GIFs - Get the best GIF on GIPHY 

Corona Vírus e a economia – o que esperar?

Olá Pessoal!

Vamos falar um pouco do risco corona x economia, tenho percebido que a cada dia que passa é introduzido um novo estudo dos impactos que o vírus vai causar tanto na economia quanto na sociedade mundial.

Mas a realidade que eu pude perceber que estamos falando basicamente em um balanço entre:

Vetores de Crânio E Dinheiro Em Uma Balança De Dois Pratos ...

Numero de vidas x Economia.

Pra ser mais pratico e claro, é como se a sociedade estivesse calculando e mensurando qual é o numero “ótimo/ideal” de mortos por COVID-19 que seria aceitável para cada p.p. (ponto percentual) de melhora na atividade econômica. Grupos de whatsapp, facebook, políticos, empresários fazendo frente a um lado da moeda para chegar a alguma conclusão, mas que muitas vezes é improdutiva.

Um lado pleiteia a condição de sem “lockdown”, ou seja, todos estão expostos ao vírus e que a economia não deve pagar por isso. No outro, o fechamento total, que o colapso econômico é necessário para salvar o máximo de vidas possível, e se não for realizado, seremos a nova Itália. (Falta de renda e desemprego são apenas consequências do sistema atual.)

Quando olhamos para os eventos do passado, como a gripe espanhola em 1918. O impacto de não fazer nada e só assistir, assim como realizar o lockdown depois que tudo já desmoronou é muito pior em termos econômicos.

Fontes:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1997248/ ;

 https://www.bbc.com/future/article/20200302-coronavirus-what-can-we-learn-from-the-spanish-flu

Mas então, quais politicas devemos adotar para evitar o colapso econômico sem aumentar os números de óbitos?

Usar a tecnologia em nosso favor.

Ou seja, identificar pessoas com sintomas e principalmente as assintomáticas de maneira rápida e ágil, isola-las para evitar a contaminação seja disseminada.

  • Priorizar testes em pessoas que não é possível realizar home-office, (médicos, motoristas e etc…)
  • Priorizar os testes em setores que mais estão sofrendo com o surto do Corona.
  • Separar regiões onde os casos já estão controlados, como Ponta Grossa no Paraná.

Usar e desenvolver a indústria com o proposito de aumentar os equipamentos contra o corona. Empresas como Ambev, L’Oreal estão produzindo álcool em gel e diversos produtos para combater o vírus.

Me assustei com o desenvolvemos diversos produtos em menos de uma semana, desde novos tipos de álcool em gel  e até spray de álcool.

Foto 1 - Alcool 70% Spray Aerossol para Limpeza Geral 400ml Caixa Com 24 Unidades

É um avanço muito grande em comparação a 1918, hoje entendemos também como o vírus pode ser transmitido, o que em 1918 era mais difícil fazer as pessoas entenderem, divulgar e se conscientizar.

No entanto caso as políticas de quarentena seletiva não sejam aplicadas com esses componentes, especialmente sem testes em grande escala, elas parecem ser fadadas a falharem e vão levar a uma nova aceleração da curva, como vimos no Reino Unido, Espanha e outros, e um provável aumento no número de mortes.

Não sou um economista, nem especialista em mercado global, mas me incomoda o fato das pessoas quererem ser de extrema direita (sem lockdown) e extrema esquerda (full lockdown) quando o tema é tão complexo quanto a doença. Achar o meio termo é difícil, afinal o meio termo quer dizer quantas pessoas estamos dispostos a aceitar a morrer para que a economia viva… Pense nisso antes de espalhar seu evangelho do que fazer.

E você, O que você acha que deveria ser feito? Até quando podemos sustentar um lockdown?

Até a próxima !

Trilha sonora

Poema

Dinheiro perdido, nada perdido;
Saúde perdida, muito perdido;
Caráter perdido, tudo perdido.

Provérbio Chinês

Scooby Doo Witch Doctor GIF - ScoobyDoo WitchDoctor ManoTikiTia ... 

Resenha: Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho – Thiago Nigro

Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho.


“Em seu primeiro livro, Thiago Nigro, criador da plataforma O Primo Rico, ensina aos leitores os três pilares para atingir a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Por meio de dados e de sua própria experiência como investidor e assessor, Nigro mostra que a riqueza é possível para todos – basta estar disposto a aprender e se dedicar.”
Resenha
Thiago Nigro, ou como muitos conhecem “O Primo Rico”, é um famoso influenciador digital com foco em finanças e motivação do YouTube, ele criou uma obra orientada a rever o mindset financeiro e comportamento dos investidores.
No livro ele define bem os 3 pilares que considera ideal:
  1. Gastar Bem;
  2. Investir Melhor;
  3. Ganhar Mais.
Onde orienta o investidor poupador a direcionar suas ações ao sucesso no mercado de investimentos. O livro possui uma uma linguagem direta e clara quanto aos termos técnicos financeiros. O livro possui simulações e os principais erros de cálculo que o investidor iniciante comumente comete. No final do livro ele demonstra a importância de agregar valor ao trabalho, ganhar mais e de lutar pelo aumento do seu salário mudando a visão de seu empregador.
É um livro bem fundamentado, utiliza os mais destacados nomes das teorias de investimento (Kiyosaki, Graham, Taleb, Hill, Buffet, Cerbasi, etc.).
O livro da uma sensação de que devemos repassar o conhecimento adquirido, eu ganhei o livro de presente da digníssima e acabei dando como presente de amigo secreto a um amigo, no intuito de repassar o conhecimento do livro, não apenas de deixar o livro encostado na prateleira.
Recomendo a leitura.

Nota: 8/10
Trilha sonora

Poema
“Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo em alguém; é você que se queima.”
Buda
black mage | Tumblr