Olá pessoal! tudo beleza?
Em tempos de bolsa sangrando e volatilidade alta, alguns investidores optam por investimentos mais seguros.
Você já deve ter ouvido falar um pouco sobre o tesouro direto, é uma das mais seguras e utilizadas para investir em renda fixa e ele acaba sendo uma opções mais rentável do que a poupança.
Em casos em que seu plano é procurar uma aplicação de baixo risco, com possibilidade de rendimento tanto no vencimento quanto por pagamentos semestrais essa pode ser uma opção.
- O que é o Tesouro Direto?
“O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online.”
Foi lançado em 2002, e surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos.
O Tesouro Direto é uma das alternativas de investimento, ele oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade prefixada (Pré), ligada à variação da inflação (IPCA) ou à variação da taxa de juros básica da economia (Selic). Possui títulos com diferentes prazos de vencimento e também diferentes fluxos de remuneração, ou seja, com pagamentos semestrais.
Os títulos públicos que são adquiridos por meio do Programa Tesouro Direto, são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional, ou seja, é um dos investimentos mais seguros do país.
Em resumo o tesouro direto basicamente é uma dívida emitida para financiamento do governo federal.
- Como funciona os títulos do tesouro direto?
Prefixado
Indicado para aqueles que querem realizar investimentos de longo prazo. Título prefixado, ou seja, no momento da compra, você já sabe exatamente quanto irá receber no futuro. É mais interessante para quem pode deixar o seu dinheiro render até o vencimento do investimento, pois não paga juros semestrais.
Possui maior oscilação ao longo da aplicação e pode oscilar em valorização ou desvalorização por conta da marcação a mercado.
Existe a opção com pagamento semestral ou somente no vencimento.
Selic
Indicado para aqueles que querem realizar investimentos de curto prazo ou guardar a reserva de emergência (como muitos fazem). Título com rentabilidade diária vinculada à taxa básica de juros da economia (taxa Selic). Isso significa que se a taxa Selic aumentar a sua rentabilidade aumenta e se a taxa Selic diminuir, sua rentabilidade diminui. Esse investimento garante que, mesmo em caso de resgate antecipado, o montante do dinheiro resgatado será superior ao inicialmente investido.
Tem a menor oscilação por conta da taxa de juros ser revisada em reuniões do copom.
IPCA
Indicado para aqueles que querem realizar investimentos de longo prazo. Título pós-fixado, uma vez que parte do seu rendimento acompanha a variação da taxa de inflação (IPCA). Aumenta o poder de compra do seu dinheiro, pois seu rendimento é composto por uma taxa de juros + a variação da inflação (IPCA).
Oferece a perspectiva de valorizar o dinheiro investido, já que é atrelado a inflação + um adicional. Geralmente utilizado quando se está planejando no longo prazo ou aposentadoria, assim ele é automaticamente corrigido pela inflação.
Existe a opção com pagamento semestral ou somente no vencimento.
- Como investir no tesouro direto?
Atualmente eu tenho acesso a 3 plataformas para comprar tesouro direto, sendo dois bancos e uma corretora:
- Clear
- Banco Inter
- Itaú corretora
O sistema de compra é bem simples de comprar na plataforma da Clear, do Inter e Itaú em um post.
Clear
Banco Inter
Itaú corretora
- Tributação
Agora vem a parte que mais dói, o bolso na hora da tributação.
A maioria dos investimentos de renda fixa têm cobrança de Imposto de Renda. É o caso do Tesouro Direto. Atualmente somente LCI/LCA é isento de imposto de renda.
A tributação ocorre de forma regressiva, ou seja, vai diminuindo ao longo do tempo.
Prazo de Aplicação | Alíquota IR |
Até 180 dias (Meio ano) | 22,5% |
De 181 a 360 dias (Meio ano a um ano) | 20% |
De 361 a 720 dias (De um ano a dois anos) | 17,5% |
Acima de 721 dias (acima de 2 anos) | 15% |
Além do Imposto de Renda, investimentos de curto prazo (curto mesmo), com duração inferior a 30 dias, pagam um elevado imposto sobre operações financeiras (IOF).
Para o resgate em um dia, por exemplo, o percentual é de 96%. Para o resgate em dois dias, o IOF é de 93%. Três dias: 90%. Quatro dias: 86%. Cinco dias: 83%. Assim sucessivamente até 10% em 27 dias, 6% em 28 dias, 3% em 29 dias e 0% em 30 dias.
- Taxas
As taxas do Tesouro Direto podem ser por conta da custódia pela BM&F Bovespa e a cobranças das corretoras / bancos de investimentos. Algumas instituições, como a Clear, Banco Inter ou Itaú não cobram taxas de administração.
Porém isso não muda e isenta a taxa de custódia cobrada pela BM&FBovespa, que é de 0,3% do investimento total ao ano. Uma aplicação de R$ 10.000,00 vai pagar R$ 30,00 por ano.
Trilha sonora
Poema
“Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!”
Bob Marley
Nenhum comentário:
Postar um comentário