Resenha: Minimalism: o documentário que nos lembra quais são as coisas realmente importantes na vida (Netflix)

O consumo em excesso de bens materiais, pelo simples fato e prazer de comprar, parece ter se tornado o principal foco e principalmente a motivação das sociedades. E a partir desta pauta o documentário Minimalism propõe uma reflexão sobre o que é realmente o mínimo necessário para nossa existência?

Minimalismo - Meu choque com o documentário Minimalism - Viagens ...

Resumo

Questionando como a vida poderia ser melhor com menos coisas materiais, o documentário entrevista pessoas que não são materialistas. Famílias, empresários, arquitetos, artistas, jornalistas e cientistas refletem sobre o ator de levar uma vida minimalista.

Resenha

O minimalismo é um movimento que existe há vários anos, sim ele existe mesmo antes da Marie Kondo lançar seu livro "A mágica de mudar a vida de arrumar: a arte japonesa de desorganizar e organizar".

O documentário é estrelado por Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, que se autodenominam Minimalistas.

Eles escreveram livros e realizam diversas turnês pelos Estados Unidos, onde promovem um estilo de vida que adotaram depois que seus salários de seis dígitos falharam em lhes trazer felicidade.

Em processo de expansão o conceito está se dissipando com o ideal de "menos é mais". Eles dizem que suas vidas ganham mais significado, quando podem se concentrar nas experiências e no tempo gasto com os entes queridos, em vez de como acumular e gerenciar bens materiais.

O filme acompanha Joshua e Ryan em uma turnê na qual eles promovem seu livro.

Eu me surpreendi pois achei que o filme era para promover basicamente o livro, porem não foi assim.

Cada pessoa no filme fala sobre uma jornada pessoal envolvendo o minimalismo, seja no movimento da "pequena casa" (tiny house) ou na arte e ciência de acumular coisas.

O documentário não apenas mostra como as pessoas desorganizam suas vidas, mas também o próprio planeta em que vivemos acumulando todos os tipos de coisas que não precisamos.

É interessante pensar e refletir que no novo milênio ninguém fala sobre privação ou sacrifício; em vez disso, trata-se apenas de querer mais e mais.

O filme não entra em detalhes sobre como você deve começar a organizar sua vida minimalista, ou a melhor maneira de organizar uma gaveta de cuecas. (Pra isso temos a Marie Kondo).

Realmente vale a pena assistir o filme, ele está disponível na plataforma de streaming Netflix.

Nota: 8,5/10

Trilha Sonora

Poema

“Projetistas fazem canais,
arqueiros airam flechas,
artífices modelam a madeira e o barro,
o homem sábio modela-se a si mesmo.”

Buda

Minimal Anime Wallpapers - Top Free Minimal Anime Backgrounds ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário