A capa faz alusão a uma peça de xadrez e uma carta de baralho, demonstrando o pensamento popular que investir na bolsa é como apostar em um cassino.
No livro é detalhado a passagem de “causos” sobre a bolsa na década de 60 a 80. O livro representa para muitos um verdadeiro marco na historia dos investimentos, e é bastante claro ao demonstrar que o mercado Brasileiro tem muito a crescer.
As passagens trazem problemas que ocorreram na antiga bolsa devido a falta de índole e as falcatruas do mercado, porem sem precisar muito esforço podemos observar que continuam a ocorrer hoje em dia.
“Comprar, comprar e comprar ações de empresas sólidas até alcançar o objetivo final, e ficar longe do agitado mundo da Bolsa e das suas más influências, eis o segredo.” Bazin.
A filosofia de Bazin é a de dividendos, onde o acionista deve filtrar e escolher as empresas que apresentam a melhor oportunidade no momento, sempre avaliando se ela está mantendo os fundamentos do investimento semestralmente.
Bazin traz uma visão para que o investidor não acompanhe e nem se interesse totalmente pelo preço da ação em si, e sim pelo desempenho operacional da empresa e principalmente seus dividendos.
“Investir capital num papel que não gera capital equivale a comprar uma pintura, pregá-la na parede e esperar que se valorize ou que imediatamente apareça alguém que se interesse por comprá-la a preço maior.” Bazin.
Estratégia
- Empresas que estivessem apresentando naquele momento um dividend yield maior ou igual a 6%, devemos manter a ação enquanto a remuneração estiver dentro deste fundamento;
- Empresas que não apresentem endividamento excessivo ou quaisquer outros dados suspeitos, evitar surpresas e a possibilidade de manter o pagamento de proventos;
- Se houver notícias negativas a respeito dessas empresas que pudessem afetar diretamente em seus resultados, desfazer-se imediatamente dos papéis da mesma, como exemplo o ocorrido na barragem de Brumadinho e as constantes denuncias do “Petrolão”;
Com seus ensinamentos não fica difícil entender por que Luiz Barsi afirma que essa é a única literatura que ele indicaria para uma pessoa que investe ou que pretende investir na bolsa.
O livro traz um alerta final que realmente todos devemos lembrar:
“Cabe aqui ainda um último alerta para o Investidor. Em matéria de dinheiro, na Bolsa como na vida, você está sempre só. Prepare-se para tomar atitudes sozinho e também para nunca repartir responsabilidades nem vantagens.” Bazin.
A responsabilidade é sua! Não da para dividir com amigos, gerentes de bancos, especialistas em negócios, com os seres de além….
O tempo é impiedoso nesse quesito. Estudo faça sua parte para que você tenha um futuro brilhante. Link para compra no amazon
Nota: 8/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário