Muhhhh – A busca pelas vacas leiteiras

Resultado de imagem para vaca leiteira png

Uma excelente empresa pagadora de dividendos constantes é chamada de vaca leiteira, pois proporciona renda passiva ao investidor.

Uma das características essenciais de segurança é avaliar se a empresa é uma boa pagadora de dividendos e  possui um histórico excelente de lucro associado a geração de caixa.

Não tem mistério, o lucro que é gerado pela empresa possui duas opções:

Crescimento, retendo parte do lucro para reinvestimento ou quitação de dividas, ou ela decide por Distribuir boa parte ou todo o lucro para os investidores.

Lembrando que ao distribuir o lucro aos acionistas a cotação cai, pois o capital é distribuído. A decisão do que fazer com o dinheiro, ou seja, reter ou crescer depende da escolha estratégica da empresa.

A estratégia geralmente consiste em avaliar negócios, projetos e possibilidades de investimentos internos que tragam mais lucro a empresa. Se não há expectativa, e é decidido que a melhor saída é distribuir o lucro aos investidores então o dividendo será pago.

Devemos ter um balanço entre crescimento e distribuição, caso o crescimento fique de lado na balança isso pode impactar na entrada de novos concorrentes com novas tecnologias, acarretando em impactos nos dividendos futuros.

Como identificar uma empresa pagadora de dividendos?

Resultado de imagem para lucro a perder de visya

  • De preferencia a empresas que estejam em um setor não cíclico;
  • Empresas geradoras de caixa;
  • Empresas que já atingiram a maturidade e não necessitam de tanto investimento em seu negócio e que distribuem dividendos constantes;
  • Empresas sólidas, com dívidas baixas e controladas.

Umas das formas é verificar a distribuição dos lucros históricos das empresas.

Quando o foco de uma empresa é o crescimento seu “Payout” será baixo, já uma empresa que distribui proventos altos tende a ter Payout alto.

Lembrando que o Payout é calculado através da soma dos proventos pagos dividido pelo lucro por ação, ou seja,

PAYOUT = DPA / LPA

Então Payout alto não significa que a empresa distribui muitos dividendos, pois podemos ter uma empresa com grande lucro que possui payout baixo que distribui mais em dividendos que uma com payout alto. 

Payout então é o percentual do lucro líquido distribuído ao acionista, na forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.

O valor mínimo do lucro a ser distribuído por uma empresa é definido pelo estatuto da empresa e a distribuição pela Administração.

No Brasil existe uma obrigatoriedade de distribuição de 25% do lucro, caso a empresa seja lucrativa.

Mas se o payout é a indicação de quanto foi distribuído do lucro em proventos, O QUE É DIVIDEND YIELD?

Resultado de imagem para money

Dividend yield é um indicador muito utilizado para facilmente relacionar os proventos pagos por uma companhia dividido pelo preço atual de suas ações.

DY = DPA / Preço por ação

Esse indicador basicamente demonstra o retorno passivo de quem investiu na empresa, ou seja, é uma maneira de avaliar a quantidade de proventos pagos ao investidor por ano.

Ok legal mas e ai?

Bom vamos olhar 3 empresas através do site, https://statusinvest.com.br/acoes/ , ou diretamente do RI de cada empresa.

1) ITSA

image

image

2) TAESA

image

image

3) VIVO

image

image

4) OIBR – Exemplo de não vaca leiteira :*(, apesar que um dia até chegou a remunerar.

image

Outros exemplos de vacas leiteiras que vocês podem procurar:

TIET11, LEVE3, ENBR3, TAEE11, UNIP6, PETR4 (pimentinha), TUPY3, ITSA4, ABCB4, BBSE3, WIZS3, EGIE3, VIVT4, KLBN11, MRVE3, GRND3, IRBR3 e SAPR4.

Encerramos aqui.

Trilha sonora:

Resultado de imagem para dattebayo

Resenha: Adeus, Aposentadoria

Adeus, aposentadoria – Gustavo Cerbasi

Resultado de imagem para gustavo cerbasi aposentadoria

Resumo

“Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre aposentadoria. A ideia de parar de trabalhar e se sustentar com um auxílio mensal é um conceito ultrapassado para dar conta do padrão de vida que queremos ter. Bancos, empresas de previdência, fundos de pensão e o Ministério da Previdência Social recomendam que as pessoas poupem mais ao longo dos anos para chegarem com uma boa reserva à idade avançada. Mas será que apenas essa poupança resolve o problema? Quem já passou dos 60 anos lamenta não ter se esforçado mais no passado e sabe que, mesmo que tivesse dobrado seu esforço, ainda estaria longe de uma situação confortável. Como estamos vivendo mais, com mais qualidade, custo de vida mais alto e maior nível educacional e cultural, a renda de uma aposentadoria – pública ou privada – não é suficiente hoje. A velha fórmula deixou de funcionar. É preciso adotar um modelo realista para planejar o futuro. Reunindo pesquisas e reflexões sobre casos de fracasso e de sucesso, este livro propõe uma nova forma de enxergar o trabalho e de lidar com o dinheiro, oferecendo conselhos atualizados sobre a melhor maneira de se educar, de investir, de empreender e de gerenciar a carreira. Ao longo de mais de uma década, Gustavo Cerbasi vem se dedicando a estudar e trabalhar com educação financeira, orientando públicos de diversas idades e classes sociais. Em Adeus, aposentadoria, ele apresenta um plano para administrar sua riqueza que inclui dicas personalizadas de acordo com sua faixa etária. Além disso, faz uma análise das modalidades existentes de aposentadoria e aponta suas principais falhas. Sem dúvida, o desafio para conquistar uma vida futura mantendo o padrão atual e sem depender de ninguém é grande, mas é possível se começarmos a realizar esse projeto desde já.”

Resenha

Me fez repensar alguns conceitos formados durante a vida após a leitura do livro. Só por conta disso posso dizer que já valeu a pena, não que eu vá segui-los, mas é bom para pensar.

O livro possui diversos exemplos como o de construir sobrados e vender com o lucro, não sei se encaixa no meu perfil atual esse tipo de negocio. Sou Engenheiro Químico e essa expectativa de lucro criada pelo autor não corresponde a realidade da minha cidade. Talvez no passado tenha sido.

É um livro mais para quem tem muita confiança no INSS, ou seja, abrir mais a mente. Há algumas contradições e dicas que não são novas e nem olham pela diversidade de opiniões.
No livro temos uma divisão por faixa etária recomendando o que fazer em cada etapa da vida, devo dizer que é bem confuso essa parte.
O autor é muito incisivo em dizer que todos precisamos empreender para ter um padrão de vida bom. Não é todo mundo que quer isso ou se identifica em ser dono de uma empresa. Ele sugere desde franquias a construção de casas populares como comentei acima.
Observação: O autor parece ser contra investir em ações para aposentadoria.
Me decepcionei um pouco com esse livro. Porém darei mais chances ao autor ao ler "Investimentos inteligentes" e seus outros livros.

Link para compra no Amazon    

Nota: 6/10

Literacia financeira

Todo investidor deveria ser um leitor assíduo e curioso, trilhar um caminho para desenvolver seus próprios critérios de analise, e é claro, confiar nos seus instintos.
Desenvolver o entendimento e o estudo financeiro é a base do caminho para a aposentadoria, porque ajuda-o a definir estratégias e auxiliar a tomada de decisões, sendo ela cada vez mais assertivas no mundo dos negócios.
Gosto de pensar em algumas simples regras que tento seguir no dia a dia e que realmente fazem a diferença para o Sr. Myth, pode não ser P/L, Dividend yield ou pay out mega blaster que vai mostrar a revelação sagrada, mesmo assim vale a pena ter suas próprias simples regras.
  • 1 - Não gastar mais do que ganha
Resultado de imagem para anime money
Fazer encaixar aquele churrasquinho de final de semana, aquela saidinha na quarta e na sexta e ainda assim poupar no final do mês, que desafio!
Essa é uma das lições mais duras de se aprender e de se administrar, onde realmente você acaba sentindo no dia a dia ou dependendo no final de semana de alguns.
  • 2 – Definir suas metas
Resultado de imagem para target
Poupar pra que? pra que poupar? Comprar uma casa? se aposentar ? viver de renda? viajar?
Definir uma meta ou metas na caminha ajuda muito, afinal você tem um objetivo para se privar ou sacrificar aquelas saidinhas ou até mesmo aquela coxinha. Pensar em longo, médio e curto prazo faz muito sentido para cada tipo de investimento.
Ações e FIIs – Longo prazo
Titulos / CDB’s – Médio prazo
Reserva de emergência – Curto prazo
  • 3 – Dar exemplo
Resultado de imagem para be an example
Seja um exemplo, seja no consumo, na proteção da natureza, gentiliza ou seja lá o que for.. Estamos na terra para viver, mas a que custo? Ser uma pessoa decente não é a coisa mais difícil do mundo. Fazer negócios escusos e ilegais é vergonhoso, não se esqueça disso, principalmente para seus descendentes. Faça o bem para receber o bem, seja uma pessoa boa.
  • 4 – Investir e diversificar
Resultado de imagem para diversification invest
Invista com frequência e não esqueça de manter uma reserva de emergência. Depois de um tempo acaba sendo prazeroso ver os dividendos entrando na conta da corretora. Acabou que uma das coisas mais divertidas é o dia de comprar mais ações. Lembre-se ao diversificar, só compre ações ou negócios que você realmente entende como eles geram lucro, isso evita 90% dos possíveis problemas futuros.
5 – Doar e agradecer
Resultado de imagem para doar
Gerar prosperidade e alegria aos outros é uma das melhores coisas que você pode fazer na vida. Seja doando uma caixa de leite, dinheiro ou seu tempo. Cada um tem afinidade a um tipo de doação e uma maneira de agradecer, o que importa é não esquecer de fazer isso sempre.
Trilha sonora:


Resenha - 101 Perguntas e Respostas para Investidores Iniciantes

101 Perguntas e Respostas para Investidores Iniciantes

Resumo

Muitos investidores que finalmente passam a colher bons resultados – em termos de renda passiva gerada por aportes em fundos imobiliários e ações de empresas que pagam dividendos – costumam afirmar que deveriam ter começado antes a fazer aportes no mercado de capitais.
Outro comentário que ouvimos frequentemente é parecido com este: “gostaria que alguém capacitado me aconselhasse desde o início da minha jornada de investidor, pois assim teria economizado recursos e cortado caminho”.
A proposta deste livro é justamente incentivar os mais jovens a ingressar na Bolsa de Valores o quanto antes, e preencher a lacuna de orientação para aqueles que já investem em renda variável, mas necessitam de segurança para seguir em frente.
Os autores Tiago Reis e Felipe Tadewald somam mais de 25 anos de experiência com formação e acompanhamento de carteiras de investimentos – compostas por fundos imobiliários, ações, small caps e ativos internacionais, como REITs e BDRs.
Você quer saber se eles investem em ouro, criptomoedas, debêntures? O que eles pensam sobre análise técnica de ações? Como eles avaliam as empresas? Quais conselhos eles podem dar para investidores de diversas idades? Quais livros eles assinam em baixo? E quais filmes e documentários recomendam?
Estas são algumas das 101 perguntas e respostas para investidores iniciantes, selecionadas entre centenas delas formuladas ao Tiago Reis, fundador da Suno Research, em seu perfil no Instagram. Várias questões foram respondidas – ou complementadas – por Felipe Tadewald, um dos principais colaboradores desta casa independente de análise de ativos financeiros.
Ler este livro é como passar um dia conversando com dois especialistas em renda variável e mercado financeiro. Para facilitar consultas posteriores, a obra foi organizada em tópicos pelo editor Jean Tosetto, sem que haja uma ordem de leitura sequencial entre eles.

Resenha

Esse livro com 101 perguntas e respostas para investidores iniciantes é um bom guia e dá um panorama de forma simples e objetiva, do universo dos investimentos em renda variável.

Ele utiliza uma linguagem mais jovem, Tiago Reis novamente conseguiu elaborar um conteúdo de qualidade de fácil entendimento.

O leitor não vai encontrar formulas ou revelações bombásticas, mas sim um passo a passo inicial. A leitura dele possibilita obter respostas para perguntas simples de todo iniciante. É um começo para leitura de livros mais aprofundados, onde realmente podemos ter um diferencial na análise de ações.

Se você busca um livro para tirar as dúvidas mais comuns de quem está começando a comprar ações, este é um bom livro. Mas se já tem experiência e conhecimento de como funciona a bolsa, serve para recordar os fundamentos e cuidados de todo investidor.

Nota: 7/10

Resenha – FAÇA FORTUNA COM AÇÕES ANTES QUE SEJA TARDE

O livro traz uma abordagem sobre a bolsa de valores e as melhores reportagens que o autor, que por um longo período trabalhou nas redações do jornal “Gazeta Mercantil” e da revista “Balanço Financeiro”.
Resultado de imagem para faça fortuna com ações
A capa faz alusão a uma peça de xadrez e uma carta de baralho, demonstrando o pensamento popular que investir na bolsa é como apostar em um cassino.
No livro é detalhado a passagem de “causos” sobre a bolsa na década de 60 a 80. O livro representa para muitos um verdadeiro marco na historia dos investimentos, e é bastante claro ao demonstrar que o mercado Brasileiro tem muito a crescer.
As passagens trazem problemas que ocorreram na antiga bolsa devido a falta de índole e as falcatruas do mercado, porem sem precisar muito esforço podemos observar que continuam a ocorrer hoje em dia.
“Comprar, comprar e comprar ações de empresas sólidas até alcançar o objetivo final, e ficar longe do agitado mundo da Bolsa e das suas más influências, eis o segredo.” Bazin.
A filosofia de Bazin é a de dividendos, onde o acionista deve filtrar e escolher as empresas que apresentam a melhor oportunidade no momento, sempre avaliando se ela está mantendo os fundamentos do investimento semestralmente.
Bazin traz uma visão para que o investidor não acompanhe e nem se interesse totalmente pelo preço da ação em si, e sim pelo desempenho operacional da empresa e principalmente seus dividendos.
“Investir capital num papel que não gera capital equivale a comprar uma pintura, pregá-la na parede e esperar que se valorize ou que imediatamente apareça alguém que se interesse por comprá-la a preço maior.” Bazin.
Estratégia
  • Empresas que estivessem apresentando naquele momento um dividend yield maior ou igual a 6%, devemos manter a ação enquanto a remuneração estiver dentro deste fundamento;
  • Empresas que não apresentem endividamento excessivo ou quaisquer outros dados suspeitos, evitar surpresas e a possibilidade de manter o pagamento de proventos;
  • Se houver notícias negativas a respeito dessas empresas que pudessem afetar diretamente em seus resultados, desfazer-se imediatamente dos papéis da mesma, como exemplo o ocorrido na barragem de Brumadinho e as constantes denuncias do “Petrolão”;

Com seus ensinamentos não fica difícil entender por que Luiz Barsi afirma que essa é a única literatura que ele indicaria para uma pessoa que investe ou que pretende investir na bolsa.
O livro traz um alerta final que realmente todos devemos lembrar:
“Cabe aqui ainda um último alerta para o Investidor. Em matéria de dinheiro, na Bolsa como na vida, você está sempre só. Prepare-se para tomar atitudes sozinho e também para nunca repartir responsabilidades nem vantagens.” Bazin.
A responsabilidade é sua! Não da para dividir com amigos, gerentes de bancos, especialistas em negócios, com os seres de além….
O tempo é impiedoso nesse quesito. Estudo faça sua parte para que você tenha um futuro brilhante. Link para compra no amazon

https://amzn.to/379mxSy

Nota: 8/10

Resenha – Suno Dividendos

Guia Suno Dividendos: A estratégia para investir na geração de renda passiva

Guia Suno Dividendos: A estratégia para investir na geração de renda passiva por [Reis, Tiago, Tosetto, Jean]  

A estratégia baseada em dividendos tem sido usada por investidores ao redor do mundo para garantir uma aposentadoria segura e confortável.
De empresários e profissionais liberais a funcionários públicos e da iniciativa privada, milhares de pessoas nos países de economia livre recorrem aos dividendos - e ao princípio dos juros compostos - para construir fortunas através Bolsas de Valores.
Nesse livro iremos abordar como você também pode fazer isso.
Explicaremos os principais conceitos por trás dos investimentos em dividendos, as técnicas usadas por grandes nomes como Décio Bazin e Luiz Barsi, além de conhecimentos práticos para que você possa investir através desse princípio.
Derrubaremos mitos, explicaremos como evitar riscos e o mais importante: a filosofia por trás do conceito da Carteira Previdenciária, descrita por Luiz Barsi em seu trabalho "Ações Garantem o Futuro" na década de 1970 e que ainda hoje é uma das melhores formas para o pequeno investidor - pessoa física - atingir sua independência financeira.

Autor é o Tiago Reis formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.
Fonte: Suno Research

O livro atende o seu propósito, mostra como é possível alcançar a tão sonhada independência financeira gerando renda passiva por meio de dividendos. Ele desmistifica a falsa premissa de que Bolsa é um cassino de especulações para Tubarões endinheirados como Bazin fez em seu livro.Ele é um excelente manual de como ser um investidor de longo prazo, afinal o autor é entusiasta do bem sucedido modelo Buy and Hold. Entretanto o o manual é bastante superficial na avaliação e precificação de ações, falta detalhes de como analisar ou interpretar alguns dados para garantir a segurança na compra de ações. Ainda assim eu recomendo para o investidor iniciante.

Com linguagem simples, sem ser simplória, direta e que aborda alguns fundamentos da estratégia focada em dividendos. Ao longo do livro é possível perceber a conexão entre as ideias dos autores, ficando evidente que a estratégia de investimento em dividendos, com disciplina e foco no longo prazo, pode render bons frutos ao investidor.

Link para compra no Amazon

https://amzn.to/379lCl4

Nota: 5/10

Resenha – Guia Suno Fundos imobiliários

Guia Suno Fundos Imobiliários: Introdução sobre investimentos seguros e rentáveis

Resultado de imagem para GUIA SUNO FUNDOS IMOBILIÁRIOS

“O Guia Suno Fundos Imobiliários foi escrito por dois entusiastas do tema, que o conhecem muito bem. O professor Marcos Baroni é reconhecido como um dos principais educadores do Brasil no que se refere a fundos imobiliários. Suas lives no YouTube impactam milhares de brasileiros todas as semanas. Já Danilo Bastos é um investidor bastante ativo dentro da comunidade dos aficionados por fundos imobiliários que se criou em grupos de WhatsApp. Ambos compartilham a sabedoria, a paixão e a prática do dia a dia do investidor para apresentar essa modalidade de investimento, respondendo, de forma clara e acessível, às principais perguntas dos interessados em aderir a ela: o que são, como funcionam, quais são os tipos existentes, quais são as vantagens e desvantagens na comparação com outras aplicações, como montar uma carteira equilibrada e muitas outras. A pergunta principal, que está por trás de todas essas, é: por que investir em fundos imobiliários? Os autores respondem de forma precisa a ela, explicando, por exemplo, que esses fundos mesclam a segurança associada aos investimentos conservadores em imóveis tradicionais com a rentabilidade que só os melhores ativos do mercado financeiro podem ofertar com previsibilidade e consistência. Relativamente novos na Bolsa de São Paulo - ainda permitindo aos investidores colherem os benefícios reservados aos pioneiros -, os fundos imobiliários democratizam o acesso de pessoas comuns às melhores oportunidades que os mercados imobiliário e financeiro podem oferecer. O Guia Suno Fundos Imobiliários aponta o caminho para o sucesso de quem investe nessa modalidade de renda variável, que exige estudo, conhecimento prático e experiência. Comece a trilhá-lo, com leitura deste livro”.

O livro foi escrito pelo Marcos Baroni, especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós-graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.
Fonte: Suno Research 
 
Esse é o primeiro livro que li na vida sobre FIIs.
O livro aborda os principais conceitos e informações necessárias para o investidor iniciante.
Bem formatado e rápido de ler. Uma das coisas que senti falta é de exemplos práticos para aprofundar um pouco mais, principalmente no capítulo no qual fala sobre as análises de FIIs.
Hoje o mercado possui mais de 120 FIIs, o que pode ser um mar obscuro para varias pessoas. Somente a  leitura desse guia não será o suficiente para sair comprando cotas no mercado com total segurança.
A Suno possui um serviço de assinatura, e talvez somente lá poderemos ter os conceitos mais aprofundados, os novos investidores talvez necessitem de um guia de FIIs com mais exemplos práticos e gráficos para melhorar o entendimento do mercado.
Realmente o livro parece um compilado de artigos do blog da Suno o que acaba por repetir a mesma informação várias vezes, o que deixa a leitura mais longa do que seria necessário.O livro também poderia ser mais linear e não tão fragmentado. Enfim, para quem tá começando nos investimentos, é um excelente compilado de informações. Claro que são informações que todo mundo acharia na internet, mas no livro está bastante coisa reunida e numa linguagem bem clara. Aconselho a leitura para uma abertura do que poderá encontrar no mercado de fundos imobiliários.

Link para compra no Amazon

https://amzn.to/2TDHMYC

Nota: 6/10

Janeiro 2020 – Fechamento

Olá pessoal!
Bom vamos por partes, qual é minha zona de conforto em investimentos, ou melhor, como é dividida minha carteira de investimentos?
Basicamente é bem simples :
image
75% Renda Variável
25% Renda Fixa
Sendo que:
image

25% – FII’s (Renda mensal)
25% – Ações (Com foco em dividendos e uma pimentas)
25% – Exterior (REITS e Stocks)
19% – Títulos ou CDBs (Renda fixa)
5% – Selic (Reserva de emergência)
1% – Fluxo de caixa livre (Dinheiro de giro)
A ideia da carteira é desenvolver um “skin in the game” (diga-se de passagem ainda não li o livro do Taleb), e ao mesmo tempo administrar uma carteira simples.
Resultado de imagem para skin in the game
Ahhh. detalhe, não digo que devo ter no máximo XXXX ativos por categoria, acho que realmente faz sentido aquela frase de que você pode ter tantas ações quanto você pode acompanhar… Esse ano de 2020 será um “trial” e ao longo da caminhada vou adaptando a estratégia, sempre melhorando.
image
A média de aporte no ano será de 2500 reais em média, o valor de janeiro eu só carreguei de 2019, o qual eu comecei a investir mas sem qualquer controle.
Até a próxima!
Trilha sonora:

https://www.youtube.com/watch?v=8566UtalG_o

O começo – O que eu quero? Independência financeira

O que é independência financeira para a minha pessoa?

Heaven Falls
Como cresci em uma família simples, com alguns luxos, sempre me espelhava em meu pai que era um homem responsável que trazia comida e dinheiro para família, ou seja, “estabilidade”, alguns anos mais tarde meu pai resolveu se aposentar e abrir seu próprio negocio, do qual ele achava que iria garantir a “estabilidade” por vários anos a frente… Porem uma em crise de 2008-2013 atingiu muito o comercio da minha família, e male mal dava para manter a casa (água, luz, comida), sem luxo algum, chegou um ponto o qual eu resolvi procurar um emprego fora dos negócios da família, para não ser mais um “fardo” nas contas. Acabou que arranjei um emprego de operador (peão) em uma cidade a 1:30 da minha “casa”.
O salario mal dava para pagar o aluguel e a comida no mês, passei fome, chorei, quis voltar, mas no final eu sempre pensava, vai melhorar….
O que eu quero dizer com tudo isso? que independência financeira para mim é ter dinheiro para não passar necessidades e poder se sustentar na aposentadoria com tranquilidade, sem muitos luxos, mas com dignidade, algo que vi que meus pais não puderam manter e eu não tive em alguns períodos da minha vida.
Hoje sou formando em engenharia química, com duas especializações e no rumo para terceira e ultima pós graduação. Nerd de carteirinha, espectador assíduo de animes e devorador de mangas.
Com o passar dos anos fui entendendo que o dinheiro precisava ser acumulado e não gasto como eu estava fazendo,  cerca de um ano atrás minha vida deu uma mudada e comecei a estudar e entender sobre investimentos.
Atualmente estou morando no Interior do Paraná, o que é agradável e calmo, para casos extremos tenho a internet!
Penso que ter um blog não é uma obrigação ou um dever para alcançar a independência financeira, mas ao ler os blogs da FIRE Esfera você acaba ficando inspirado e motivado a contribuir, o que acaba por ajudar muito !
Espero que o blog consiga trazer, Disciplina, Motivação e Conhecimento, basicamente os três pilares do sucesso de qualquer investidor.
Farei estudos de livros, ações, empresas, mindset e tudo que for relevante para o meu aprendizado e dos leitores (que devem entender muito mais do que eu).
Quero contribuir com a comunidade como um todo, afinal podemos detalhar a carteira e o montante um pouco melhor na internet, e até fazer amigos nessa caminhada que dividem os gostos em comum.
Resultado de imagem para ramza epic quote
Que comece a jornada “FIRE: From Zero to Hero”!

Trilha sonora:

https://www.youtube.com/watch?v=YUPA0C60YDE

“You're open to the skyline
You won't wanna go back home
In a garden full of angels
You will never be alone

But oh, the road is long
The stones that you are walking on
Have gone

With the moonlight to guide you
Feel the joy of being alive
The day that you stop running
Is the day that you arrive”