Uma excelente empresa pagadora de dividendos constantes é chamada de vaca leiteira, pois proporciona renda passiva ao investidor.
Uma das características essenciais de segurança é avaliar se a empresa é uma boa pagadora de dividendos e possui um histórico excelente de lucro associado a geração de caixa.
Não tem mistério, o lucro que é gerado pela empresa possui duas opções:
Crescimento, retendo parte do lucro para reinvestimento ou quitação de dividas, ou ela decide por Distribuir boa parte ou todo o lucro para os investidores.
Lembrando que ao distribuir o lucro aos acionistas a cotação cai, pois o capital é distribuído. A decisão do que fazer com o dinheiro, ou seja, reter ou crescer depende da escolha estratégica da empresa.
A estratégia geralmente consiste em avaliar negócios, projetos e possibilidades de investimentos internos que tragam mais lucro a empresa. Se não há expectativa, e é decidido que a melhor saída é distribuir o lucro aos investidores então o dividendo será pago.
Devemos ter um balanço entre crescimento e distribuição, caso o crescimento fique de lado na balança isso pode impactar na entrada de novos concorrentes com novas tecnologias, acarretando em impactos nos dividendos futuros.
Como identificar uma empresa pagadora de dividendos?
- De preferencia a empresas que estejam em um setor não cíclico;
- Empresas geradoras de caixa;
- Empresas que já atingiram a maturidade e não necessitam de tanto investimento em seu negócio e que distribuem dividendos constantes;
- Empresas sólidas, com dívidas baixas e controladas.
Umas das formas é verificar a distribuição dos lucros históricos das empresas.
Quando o foco de uma empresa é o crescimento seu “Payout” será baixo, já uma empresa que distribui proventos altos tende a ter Payout alto.
Lembrando que o Payout é calculado através da soma dos proventos pagos dividido pelo lucro por ação, ou seja,
PAYOUT = DPA / LPA
Então Payout alto não significa que a empresa distribui muitos dividendos, pois podemos ter uma empresa com grande lucro que possui payout baixo que distribui mais em dividendos que uma com payout alto.
Payout então é o percentual do lucro líquido distribuído ao acionista, na forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.
O valor mínimo do lucro a ser distribuído por uma empresa é definido pelo estatuto da empresa e a distribuição pela Administração.
No Brasil existe uma obrigatoriedade de distribuição de 25% do lucro, caso a empresa seja lucrativa.
Mas se o payout é a indicação de quanto foi distribuído do lucro em proventos, O QUE É DIVIDEND YIELD?
Dividend yield é um indicador muito utilizado para facilmente relacionar os proventos pagos por uma companhia dividido pelo preço atual de suas ações.
DY = DPA / Preço por ação
Esse indicador basicamente demonstra o retorno passivo de quem investiu na empresa, ou seja, é uma maneira de avaliar a quantidade de proventos pagos ao investidor por ano.
Ok legal mas e ai?
Bom vamos olhar 3 empresas através do site, https://statusinvest.com.br/acoes/ , ou diretamente do RI de cada empresa.
1) ITSA
2) TAESA
3) VIVO
4) OIBR – Exemplo de não vaca leiteira :*(, apesar que um dia até chegou a remunerar.
Outros exemplos de vacas leiteiras que vocês podem procurar:
TIET11, LEVE3, ENBR3, TAEE11, UNIP6, PETR4 (pimentinha), TUPY3, ITSA4, ABCB4, BBSE3, WIZS3, EGIE3, VIVT4, KLBN11, MRVE3, GRND3, IRBR3 e SAPR4.
Encerramos aqui.
Trilha sonora: