Os erros mais comuns do investidor iniciante


Todas as pessoas que investem em renda variável, renda fixa, negócios ou imóveis fará investimentos perdedores ao longo de sua caminhada. O que diferencia os investidores de sucesso dos demais é o fato de aprender com seus erros e aprender com o erro dos outros, para que os acertos sempre sejam maiores que os erros, ou seja, quando acerta ganha muito e quando erra perde pouco.


A lista a seguir contém os erros mais comuns dos investidores, com base na minha própria experiência e na observação de negócios alheios:

  • Pensamento de curto prazo

Principalmente quando somos novatos na bolsa ou nos investimentos acreditamos que vamos enriquecer em questão de dias ou semanas. Isso abre a porta para uma serie de erros, uma delas leva o investidor a falência, a tal da especulação, ou seja, fazer “day-trading”. A mídia força um sentimento de ficar de fora, ou estar perdendo dinheiro se você não o fizer.
As corretoras colocam gurus do novo milênio com a super arte de ficar rico fácil, mas é apenas um chamariz para tomar seu dinheiro.
O estudo mais recente mostra que menos de 5% dos que fazem day-trade conseguem ganhar dinheiro operando desta forma.
Paciência e foco no aporte são as chaves para o enriquecimento.


  • Ficar de fora da euforia

O bull market traz a sensação de empolgação a todos, que ao se investir 1 real ele vira 10. Ninguém quer ficar de fora da farra e os novatos estão dispostos a pagar o preço que for para se tornarem sócios das empresas.
Isto costuma acabar muito mal, inclusive com o participante que comprou depois “pagando toda festa”, causando um trauma do mercado, conhecido como “bolsa é cassino”.
A maneira mais simples de fugir deste risco é comprar ativos com intuito de ser parceiro das empresas por um preço atrativo.

  • Alavancagem

A outra consequência de um bull market é a ganancia de ganhar mais dinheiro. Eles pensam que é necessário ganhar muito em pouco tempo, por isso muitos investidores alavancam o seu portfólio através de  garantias e derivativos. Não é à toa que poucos traders experientes costumam operar opções.
Caso a opção não seja exercida pelo investidor, o dinheiro vira pó.

  • Fugir do círculo de competência

Muitos investidores com medo de não participar da festa acabam investindo em negócios complexos, sem o mínimo conhecimento da empresa e o setor o qual ela está inserida. Warren Buffet costuma dizer que é muito mais vantajoso investir em empresas que você conhece o produto e como ele é feito, pois assim fica fácil de entender quando o mercado está precificando um ativo demais ou de menos.
Investir nos fundos de investimento dos grandes bancos
Quando o dinheiro está na mão do investidor e a falta de conhecimento se tornam aliados, você tem um problema!
A grande maioria das pessoas é levada a escolher os investimentos disponíveis nos grandes bancos onde são correntistas.
O problema desta prática é que geralmente os investimentos destes bancos possuem altas taxas de administração, e rentabilidade menor do que o próprio índice que deveriam superar.
Como solução, procure uma boa corretora, estude e evite o comodismo de escolher a primeira opção que surgir pela frente.

  • Pesquisar pouco antes de escolher os fundos de investimento

Segundo estatísticas, 4 em cada 10 fundos de ações não conseguem superar o mercado. Isso significa que quase 2/3 das suas possíveis escolhas apresentam rendimentos menores em comparação com o seu índice. Logo, escolha bem para não se arrepender no futuro.
Pesquise bastante para selecionar as opções que se enquadram melhor ao seu perfil e objetivos.

  • Investir todo o capital no mesmo fundo de investimento

Quando você pesquisar sobre diferentes investimentos, será natural encontrar opções com rendimentos mais elevados que outras. A tentação para investir todo o capital na opção mais rentável será grande. Resista à armadilha de colocar todo seu dinheiro em um único investimento.
Sempre procure diversificar.

  • Pegar dinheiro emprestado para investir (alavancagem)

Com a taxa de juros baixa as pessoas ficam tentadas a emprestar dinheiro para investir. Não aconselho ninguém a investir com dinheiro emprestado, ainda mais quando falamos de renda variável. 
Como diriam os magos do mercado “alavancagem é o modo mais rápido de perder dinheiro”.
Portanto, não corra riscos desnecessários; invista apenas com seu próprio dinheiro.

  • Conclusão

Esses foram alguns erros que eu cometi e aprendi vendo os outros cometerem, agora fica por sua conta em não perder mais tempo para investir!

Quanto mais cedo começar, mais fácil vai ficar de ter um futuro sossegado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário