Onde investir sua reserva de emergência para ter dinheiro a qualquer momento e garantir retorno?

O Que é Fundo de Emergência?
Em resumo a reserva de emergência é aquele valor que deve ficar a sua disposição. É um fundo ou ativo que deve ter alta liquidez, ou sejam que você consiga transformar rapidamente em dinheiro.

Por Que Você PRECISA de Uma Reserva de Emergência?
As emergências acontecem na vida de qualquer um, você não esperar chegar em casa e ver que o seu telhado está quebrado, perdeu o emprego do dia pra noite, seu carro quebrou e você vai ter que arcar com todos esses custos.
Os imprevistos não possuem hora marcada para aparecer e é por isso que devemos pensar no médio e no longo prazo para alcançar a  independência financeira. A reserva de emergência funciona como um "seguro" para garantir que estamos prevenidos as eventualidades da vida.

Qual deve ser o tamanho da reserva de emergência?
Depende da sua saúde financeira e do seu gasto mensal, para ser mais claro, podemos ter uma reserva de emergência que cubra os gastos mensais de 6 a 12 meses. 
O importante é se sentir minimamente seguro para bancar os imprevistos.
A planilha a seguir demonstra uma das maneiras para se organizar financeiramente e calcula o total necessário para uma reserva de emergência de 6 e 12 meses, cabe a você decidir qual se encaixa mais no seu perfil. 
Link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Oi0qzcJR-nZKge-fM9SyX9sRZQDs8Ng-1CzEkrmkquo/edit?usp=sharing

Onde NÃO investir?
Como foi comentado a reserva de emergência precisa estar disponível de forma rápida e sem riscos inerentes de volatilidade como as ações. Devemos evitar colocar o dinheiro em ações, FIIs e fundos de investimento em renda variável, afinal podemos estar vendendo em uma baixa do mercado.

Onde investir sua reserva de emergência?
Precisamos combinar o investido com acessibilidade, liquidez, segurança e rentabilidade adequada para a sua finalidade.   

Tesouro Selic

Este é um título público de renda fixa emitido pelo governo. Ele consiste em emprestar seu dinheiro para o financiamento de áreas como, saúde, educação e infraestrutura. O retorno é uma taxa de rentabilidade, que no caso é a própria taxa Selic anualizada. 
Nos patamares atuais, em que a taxa Selic meta está em 4,5% ao ano, o ativo renderá em torno deste valor. 

A maior parte das corretores possuem esse tipo de investimento e é possível fazer o aporte pelos aplicativos como Itau, Clear e Inter sem custos adicionais.

CDBs com liquidez diária

CDB com liquidez diária é uma boa alternativa para o fundo de emergência. Como ele é emitido pelos bancos, é possível encontrar taxas de rentabilidade próximas ou maiores que o CDI. Atualmente o banco Inter possui um CDB com liquidez diária e fácil de ser resgatado. Outro ponto positivo do CDB é a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para valores de até R$ 250 mil. 


Nubank

O Nubank criou uma função chamada "Guardar Dinheiro" que permite que os usuários da NuConta depositem quantias em uma área separada do saldo disponível para uso. É possível receber 100% do CDI  sem ter que aguardar os 30 dias como a poupança exige, ou seja, o rendimento é diário. 


Fundos DI ou de renda fixa

Os Fundos de renda fixa são carteiras que investem, no mínimo, 80% do patrimônio em títulos de renda fixa como o Tesouro Direto. A composição é feita com ativos da renda fixa indexados à taxa CDI.  Já o fundo de investimento referenciado na taxa DI, nada mais é que o próprio CDI. Devemos procurar um fundo que possui uma taxa de administração baixa, caso não seja, não há vantagem em investir em um fundo se o tesouro direto paga a mesma quantia, sem uma taxa de "administração" absurda. A maior parte dos grandes bancos possuem fundos muito bons, porem devemos atentar que alguns chegam a ter taxas de 2% ao ano, o que é muito alto para um ativo de renda fixa.


Conclusão

Existem diversas possibilidades para investir sua reserva de emergência, não existe maneira certa ou errada de escolher, tudo depende da sua necessidade, confiança nas instituições e qual o objetivo final a ser alcançado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário